segunda-feira, 27 de setembro de 2010

22/09/2010
Sara Lee pode perder liderança para 3 Corações
O crescimento da 3Corações no mercado doméstico nos últimos anos começa a ameaçar a hegemonia da americana Sara Lee, que se tornou a primeira no ranking brasileiro em 2000 ao comprar as marcas Pilão e Caboclo da antiga Companhia União. O grupo americano chegou ao Brasil em julho de 1998, quando adquiriu o Café do Ponto. Três meses depois comprou o Café Seleto, assumindo assim a segunda colocação do mercado. Porém, a liderança do mercado de café pode trocar de mãos. A trajetória das vendas e do faturamento da 3Corações retrata um desempenho superior ao do mercado de café.
Mercado físico para o arábica registra alta de 3,45%
Após forte queda registrada na segunda-feira (20), os preços do café arábica voltaram a subir na bolsa de Nova York e no mercado físico. No mercado físico, a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 326,82, com valorização de 3,45%, segundo o indicador Cepea/Esalq. Em Nova York, o primeiro vencimento, dezembro/10, teve alta de 95 pontos, fechando a 182,90 centavos de dólar por libra-peso. A alta foi puxada por compras de fundos e por parte das indústrias de torrefação.
Sara Lee disputa mercado de máquina de café
Há quase quatro anos, com a chegada das lojas Nespresso, da Nestlé, ao Brasil, uma boa parte dos brasileiros mudou o jeito de fazer café, passando a usar máquinas de café. Agora, a americana Sara Lee entra na disputa. Líder nacional em café torrado e moído, a empresa está lançando o modelo que promete ser o mais barato do mercado, a Senseo. Em relação ao café, os sachês da Senseo serão vendidos com a marca Pilão, em três sabores por preço médio de R$ 0,55. As cápsulas para uma dose da Dolce Gusto, uma das máquinas mais vendidas do mercado, custam de R$ 1,80 a R$ 1,20 cada. E você, prioriza mais o preço, a qualidade ou tenta equilibrá-los?
Concorrência reduz preços de máquinas de café
Nada como a concorrência. No mesmo dia em que a multinacional americana Sara Lee apresentou ao público sua primeira máquina de café no Brasil, a Nestlé, dona da Nespresso e da Nescafé Dolce Gusto, divulgou uma redução de 16,6% no preço de seu modelo mais barato. A empresa também anunciou preços promocionais para as cápsulas de café e a criação de um programa de fidelidade para os consumidores. Outras marcas de cafeteiras expresso como DeLonghi e Illy também baixaram seus preços em até 20% no último ano.
MG: Cafeteria Escola forma novos profissionais
Tradicionalmente conhecida pela excelência na formação de técnicos agrícolas, a antiga Escola Agrotécnica de Machado, hoje Instituto Federal do Sul de Minas (IF - Sul de Minas), investe na formação de profissionais que atendam às demandas do mercado. Pensando em profissionalizar o setor de venda de café e valorizar a imagem do café de qualidade mineiro, o Instituto colocou em prática o projeto Cafeteria Escola, coordenado pelo professor e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, Leandro Carlos Paiva.
Indonésia: exportação caiu 23% por causa do clima
A Indonésia registrou um declínio de 23,9% no valor das exportações de café, de US$ 389,9 milhões no primeiro semestre de 2009 para US$ 296,6 milhões no mesmo período de 2010 por causa das prolongada estação de chuvas, disse um representante da indústria do país.

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