Giro do Boi
09/09/10
Rússia suspende importação de 6 unidades brasileiras
O Serviço Federal de Inspeção Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) suspendeu temporariamente, a partir de ontem (08/09), as importações de várias unidades industriais de Brasil, Estados Unidos, Argentina e Polônia. Dentre estas estão três unidades produtoras de carne bovina brasileiras do frigorífico JBS-Friboi e de carne de aves de uma unidade da Seara Alimentos, comprada pelo Marfrig em setembro de 2009. A partir de 14 de setembro, uma quarta unidade do JBS e a Alibem Comercial de Alimentos também não poderão enviar seus produtos para o mercado russo.
Minerva deve estudar aquisições
O frigorífico Minerva optou nos últimos anos pelo caminho oposto ao de seus concorrentes. Enquanto seus rivais anunciavam aquisição após aquisição, a empresa escolheu o crescimento orgânico, ou seja, expandir os negócios a partir de sua estrutura, praticamente sem compras de ativos de terceiros. Com a casa arrumada e com a saída de JBS e Marfrig das compras, o presidente do Minerva, Fernando Galletti de Queiroz, avalia que o momento para aquisições pode, finalmente, estar perto.
FAO: não há crise de falta de alimentos
A FAO divulgou um comunicado insistindo que não há crise em decorrência de falta de alimentos à vista. A entidade considera, no entanto, que os mercados de commodities agrícolas pelo mundo continuarão voláteis pelos próximos anos.
Irã: demanda por produtos brasileiros segue crescente
O Irã continua sendo um mercado crescente para o Brasil. As exportações brasileiras ao país islâmico atingiram US$ 1,3 bilhão nos oito primeiros meses deste ano, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento. O grande destaque são as commodities agropecuárias, que somaram 94% das receitas obtidas pelos brasileiros nas vendas para o Irã.
ARG: JBS e Marfrig recebem maior fatia da cota Hilton
Com atraso de mais de dois meses, o governo da Argentina publicou a resolução que distribui a cota Hilton entre 76 empresas habilitadas para o ciclo comercial que vai de junho de 2010 a junho de 2011. Os dois frigoríficos que obtiveram as maiores fatias foram os brasileiros presentes no país - Marfrig, com 3.141 toneladas, e JBS-Friboi, com 2.045 toneladas.
BA: zona-tampão será extinta neste mês de setembro
A zona-tampão na divisa da Bahia com Piauí e Pernambuco vai ser extinta ainda neste mês de setembro. Em uma solenidade marcada para acontecer no município de Formosa do Rio Preto, no oeste do Estado, o Ministério da Agricultura vai declarar extinta a zona-tampão na Bahia. A informação foi dada pelo secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles. "Era uma injustiça termos duas Bahias, prejudicando cerca de dez mil criadores", disse Salles.
Austrália: indústria reage contra exigências do varejo
A indústria de bovinos da Austrália está buscando urgentemente negociar com a rede de supermercados Coles por causa de sua posição sobre as vendas de carne bovina oriunda de animais tratados com hormônios. A indústria está preocupada com os rumores de que o supermercado já está comprando carne de animais que não foram tratados com hormônios promotores de crescimento e que irá agressivamente vender essa carne a seus clientes.
Argentina: indústria culpa Governo pela crise
O presidente da Câmara da Indústria e Comércio de Carnes da Argentina (CICCRA), Miguel Schiariti, disse que nos últimos quatro anos, fecharam 20 plantas frigoríficas do país e responsabilizou por isso diretamente a "política anti-pecuária do secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno".
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário