terça-feira, 21 de setembro de 2010

Giro de Notícias
21/09/2010
Funcafé: BB perde exclusividade de gerenciar recursos

O Conselho Monetário Nacional (CMN) retirou a exclusividade do Banco do Brasil na gerência financeira dos recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). A partir de agora toda a rede bancária vai administrar os recursos. A abertura da administração desses recursos para outros bancos deve aumentar o poder de barganha do cafeicultor.
Água residuária de descascador pode ser reutilizada

A água residuária do descascador de café - máquina utilizada para retirar a casca e a mucilagem (polpa) do grão e agregar valor ao produto durante a pós-colheita - pode ser aproveitada para enriquecimento dos solos. Isso foi o que constatou um estudo desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
MG: Conab inicia cadastramento de armazéns no estado

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou, nesta segunda-feira, 20 de setembro, o censo 2010 dos armazéns em Minas Gerais. O objetivo do trabalho é atualizar o Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (Sicarm) do estado. Os técnicos da estatal visitarão unidades das principais regiões produtoras. Os profissionais vão avaliar a localização, características técnico-operacionais, capacidade e importância das unidades para a produção agrícola.
Ticoulat: temos que melhorar da porteira para fora

O colaborador do CaféPoint Roberto Ticoulat, presidente da Três Marias Exportação e Importação, de São Paulo/SP, enviou um comentário ao artigo "Atividade agropecuária e satisfação pessoal: é só uma questão de preço?". Acesse e leia a carta na íntegra.
MG: acompanhe ao vivo o Concurso de Qualidade de Café

Os melhores cafés do Estado, das quatro principais regiões produtoras (Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas) serão conhecidos por meio da 7ª edição do Concurso de Qualidade Cafés de Minas. Acompanhe ao vivo a transmissão nos dias 20 e 21 de setembro, feita pela Equipe Peabirus.
Governo quer nova "base social no campo"

As mudanças avaliadas pelo governo no Imposto Territorial Rural (ITR) são parte de uma estratégia de construção de uma nova "base social no campo". A meta do governo é formar uma "classe média rural empreendedora, predominante e moderna".
Desmatamento na Amazônia será o menor desde 1977

Segundo o governo brasileiro, o desmatamento na Amazônia, no período 2009/2010, será o menor da série histórica, iniciada em 1977 - superando inclusive o resultado recorde verificado no período anterior (2008/2009). o Ministério do Meio Ambiente já considera "viável" esperar algo entre 5.000 km2 e 6.000 km2 de área desmatada no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário