segunda-feira, 12 de abril de 2010

Análises de Mercado
Quantidade versus qualidade
A "janela" para que uma alta forte aconteça ainda não fechou, e se imaginarmos que a escassez de cafés finos não será resolvida com o começo da safra brasileira - até por que o produtor normalmente vende seus cafés piores ao iniciar a colheita, guardando seus melhores grãos para serem comercializados mais para frente - o cenário parece favorecer para uma alta. É aquela estória antiga: há quantidade, o problema é a qualidade!Por Rodrigo Corrêa da Costa, Vice-presidente da Corretora Newedge (EUA).

Especiais
OIC: relatório sobre o mercado cafeeiro - fevereiro/2010
A Organização Internacional do Café (OIC) divulgou seu relatório sobre o mercado cafeeiro em fevereiro de 2010. Neste mês, os preços do café foram inferiores aos de janeiro, e a média mensal do preço indicativo composto da OIC caiu de 126,85 para 123,37 centavos de dólar dos EUA por libra-peso. Os preços, no entanto, permaneceram relativamente firmes, devido sobretudo à redução da oferta de Suaves Colombianos e a dificuldades climáticas que têm afetado muitos países exportadores, contribuindo para a intensificação da volatilidade dos preços.
Bebida & Blends
Arabica x Robusta: Quando dois mundos se encontram
Para o mercado, duas são as espécies de café com importância econômica: Coffea arabica e Coffea canephora. São ainda plantadas em pequena escala as espécies liberica, na África e Índia, e a racemosa, na África. Cada tipo de grão tem o seu papel no vasto mundo do café. A arte de combinar os diferentes atributos de diferentes grãos permite oferecer experiências que podem ser inesquecíveis.Por Ensei Uejo Neto, Consultor em qualidade, marketing e estratégias para cafés especiais através da Specialty Coffees Bureau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário