sexta-feira, 30 de abril de 2010

Bezerro tem maior valorização que o boi gordo
Olhando as variações da arroba boi gordo e do bezerro fica fácil concluir que o poder de compra do invernista está piorando. Esta distorção está ocorrendo, pois no momento a reposição está aquecida e as cotações dos animais magros estão se valorizando mais do que a arroba do boi gordo.
Varejo muda perfil de suas lojas
Na análise do coordenador da pesquisa, Valdir Orsetti, a mudança de perfil do varejo de alimentos, de grandes para pequenas lojas, é fruto da vários fatores combinados. O primeiro deles é ascensão social das classes de menor poder aquisitivo para os estratos mais abastados. "Com crédito e renda, o consumidor quer fazer as compras perto de casa e gastar o tempo livre para o lazer", explica. Além disso, a estabilidade da moeda chancelou as compras mais frequentes e em menor volume, pois os preços não mudam do dia para noite como ocorria na época da hiperinflação.
Europeus dificultam acordo entre UE e Mercosul
A forte pressão dos produtores franceses de carnes levou a indústria europeia a se mobilizar com urgência na semana passada para insistir na importância do acordo com o Mercosul. No entanto, ao mesmo tempo a indústria aumenta as exigências, ameaçando, na prática, as perspectivas da cúpula dos líderes das duas regiões em maio, em Madri.
BRF pede mais agilidade na aprovação de fusões
Preocupado com a demora na aprovação da compra da Sadia pela Perdigão, José Antonio Prado do Fay, presidente da BR Foods, pediu um encontro com integrantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Ele reclamou que, num mercado competitivo, as empresas devem tomar decisões com agilidade e não podem ficar por mais de um ano sem saber qual o resultado de suas fusões e aquisições. A Perdigão comprou a Sadia em maio de 2009.
Protesto contra Belo Monte prejudica frigoríficos do MT
A paralisação da travessia por balsa no Rio Xingu na região que liga São José do Xingu a outros municípios da região nordeste de Mato Grosso e até do Pará deve provocar desabastecimento nos frigoríficos de Matupá e de Colíder. A paralisação da balsa, que começou na quinta-feira, foi uma decisão de lideranças do Parque do Xingu em protesto contra a construção da Usina de Belo Monte.
EUA retomam subsídios antes de finalizar negociação
Durou apenas 10 dias a suspensão dos subsídios do governo americano aos produtores agrícolas. Na última segunda-feira, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que os recursos do programa de crédito à exportação, conhecido como GSM, estavam novamente disponíveis em outras condições. As mudanças não foram negociadas com o Brasil.
MST: invasões põem em risco VBP da agropecuária
O Brasil pode perder R$ 187 milhões do faturamento bruto da atividade agropecuária por conta das invasões promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) durante o "abril vermelho". Esse valor representa quase 10% do Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário