terça-feira, 6 de abril de 2010

Déficit hídrico causa perdas de produção cafeeira
São Pedro não está colaborando, neste ano, com a lavoura cafeeira. Uma hora é chuva demais, causando estragos por excesso, outra é de menos, prejudicando pela falta. Uma análise do que ocorreu, recentemente, com o regime de chuvas mostra que diversas regiões tiveram excesso, como o Sul de Minas, levando a florações menos abundantes e desuniformes. A falta de chuvas ocorreu por um longo período, justamente na fase critica, na granação dos frutos, causando perdas em parte da região produtora de café arábica.
Mercado segue em alta e físico é cotado a R$ 284,51
Os preços do café começaram a semana em alta, seguindo a onda de valorizações da commoditie. A expectativa de um fortalecimento da economia mundial provocou uma onda de compras especulativas e levou os preços do café para o patamar mais alto dos últimos dois meses na bolsa de Nova York. O mercado interno foi sustentado pelas valorizações do café na Bolsa de Nova York.
Leitor comenta situação da lavoura no leste de MG
O leitor do CaféPoint Bruno José Alves, produtor de café de Caputira/MG, enviou um comentário ao artigo "Oferta mundial estreita dá suporte ao mercado de café", expondo qual atual situação das lavouras em sua região de produção. Acesse e leia a carta na íntegra.
Etiópia: exportações ao Japão estão se recuperando
As exportações de café da Etiópia ao Japão foram retomadas recentemente após um embargo imposto há dois anos. O Japão proibiu as compras de café da Etiópia em maio de 2008 após a descoberta de resíduos de pesticidas em um envio de grãos. Agora, as importações têm se recuperado, com cerca de 1.500 toneladas exportadas ao Japão nos últimos três ou quatro meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário