terça-feira, 13 de julho de 2010

Café conilon: o desafio da valorização do produto

O café representa quase a metade do PIB agrícola do Estado e é a principal atividade em 80% dos municípios capixabas. No entanto, a principal variedade produzida na região -conhecida como conilon- é vista como inferior, destinada principalmente a fazer volume nos "blends" (misturas) das empresas de solúvel e torrado e moído. O fato de o conilon ser considerado um produto de qualidade inferior ao arábica leva pesquisadores e compradores a darem pouca atenção à qualidade. Resultado: pouco cuidado no beneficiamento e secagem dos grãos. Para que essa imagem e qualidade mude, investimentos na cadeia são necessários.
Mercado físico começa semana com poucos negócios

Os preços do café arábica em Nova York começaram a semana em leve queda. A BM&FBovespa e o mercado físico não acompanharam e encerraram a segunda-feira (12) com leve alta. No mercado físico, a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 300,98, com valorização de 0,15%, segundo o indicador Cepea/Esalq. O ritmo de negociações esteve lento nesta segunda.
Vai chover. O que fazer com o café do terreiro?

Segundo boletim semanal de clima da Somar Meteorologia, depois de um longo período com tempo seco e com temperaturas elevadas para a época do ano, o tempo muda e a chuva retorna para parte das regiões produtoras de café, o que deve paralisar as atividades de colheita e secagem do café no Paraná, São Paulo e parte sul de Minas Gerais. Que medidas de manejo adota em caso de café no terreiro e previsão de chuva? Acesse e participe.
MG: criação de cooperativa foca em café Fairtrade

Ousadia que chama atenção em Varginha. A União de Pequenos Produtores de Cafés Especiais dos Martins - Unipcafem - decidiu se unir em uma cooperativa independente. Segundo o presidente da associação, Guido Reghim, a ideia inicial é a de apenas começar o cooperativismo, sem, necessariamente, ter que construir galpões ou armazéns. Tudo a fim de conseguirem a emissão de nota fiscal para facilitar os processos de comercialização e terceirização do armazém. A cooperativa, por sua vez, vai poder proporcionar facilidade na compra e venda do café Fairtrade, diminuindo custo e agregando valor, respectivamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário