quinta-feira, 29 de julho de 2010

Giro do Boi
29/07/10
MT: Pantanal fecha plantas de Matupá e Juara

O frigorífico Pantanal paralisou suas atividades em Juara/MT e hoje suspende os abates em Matupá/MT. No total, 440 funcionários foram dispensados nas duas indústrias. Segundo informações da empresa, a paralisação é temporária, porém por tempo indeterminado. "Decidimos parar porque a conjuntura é desfavorável e ainda temos condições de pagar todos os nossos compromissos com fornecedores e funcionários", explicou o proprietário da empresa, Luiz Antônio Freitas Martins.
Estratégias do BNDES voltam a ser criticadas

O leitor do BeefPoint, Luiz Augusto Ribeiro do Valle, nos indicou o seguinte artigo de Míriam Leitão e Alvaro Gribel, a respeito da estratégia de injeção de recursos públicos em determinadas empresas adotada pelo BNDES, especificamente em relação ao financiamento dos frigoríficos. "O cemitério dos ex-campeões nacionais ou a ala das empresas moribundas estão cheios dessa suposta boa intenção de que se investe agora o BNDES. O banco derrama dinheiro público em determinados setores e empresas. Essa ideia velha, e já comprovadamente errada, é a de que se o Estado der muitos empréstimos subsidiados e incentivos fiscais a determinadas empresas escolhidas, elas serão fortes e vão liderar o desenvolvimento nacional".
Mapa acredita na erradicação da aftosa ainda esse ano

Em relação à reunião com o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, nesta quarta-feira (28), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, disse que o dirigente reconheceu os trabalhos do Ministério da Agricultura nos avanços obtidos pelo Brasil. "Em um curto período, o País conseguiu ampliar os limites territoriais livres de aftosa, condição fundamental que abre mercados e aumenta a capacidade de exportação de qualquer nação", finalizou Vallat.
EUA: número de animais confinados cresce 3% em junho

O número de bovinos em estabelecimentos de engorda com capacidade de 1.000 cabeças ou mais nos Estados Unidos totalizou 10,1 milhões de cabeças em 1 de julho, ou seja, 3% a mais que em 1 de julho de 2009, de acordo com o Serviço Nacional de Estatísticas Agrícolas (NASS, da sigla em inglês) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês).
USDA prevê crescimento nas exportações desse ano

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aumentou suas previsões para exportações de carne bovina do país em 2010, para 948 mil toneladas - 12% a mais que em 2009. Nesse nível, as exportações de carne bovina do país alcançariam 83% do volume exportado antes do registro e Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da "vaca louca", ter sido feito no país em 2003, disse o mais recente relatório de previsões do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário