quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mercado se recupera e fecha a quarta-feira(28) em alta
Após iniciar a semana com consecutivas quedas, os preços do café arábica encerraram essa quarta-feira (28) em alta nos mercados futuros e físico. Em Nova York, o primeiro vencimento, setembro/10, teve alta de 365 pontos, fechando a 167,40 centavos de dólar por libra-peso. Segundo a Dow Jones Newswires, o mercado subiu apoiado em compras especulativas de fundos, mas também no sentimento que a oferta de café ainda é apertada, mesmo com o avanço da colheita no Brasil. No mercado físico, a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 305,78, com valorização de 1,73%, segundo o indicador Cepea/Esalq.
SP: falta mão de obra para colheita de café no estado
Produtores de café de São Paulo estão encontrando dificuldade para contratar mão de obra para a colheita da safra. Em muitas propriedades, sobram vagas. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Pedro Marçal explicou que a falta de mão de obra é resultado da riqueza agrícola da região. "Coincidem as safras da laranja, da cana, da batata, da beterraba, da cenoura e do café. São todas na mesma época", disse.
ES: colheita do conilon está praticamente encerrada
A colheita da safra de café conilon 2010 no Espírito Santo está dada como encerrada. Para o arábica, a colheita é estimada na faixa de 50%. A avaliação parte de Marcus Magalhães, da Maros Corretora. Na média, a colheita no Espírito Santo está em torno de 80%. O clima para a colheita continuou ajudando nas últimas semanas.
Cerrado/MG: Funcaccer cria programa de pesquisa
A Fundação Café do Cerrado - FUNDACCER iniciou neste mês de agosto a primeira etapa do trabalho que irá resultar na elaboração de um programa de pesquisa e desenvolvimento da cafeicultura na região demarcada Café do Cerrado, que compreende a região do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas.
Cecafé: aumenta o volume de café exportado em julho
As exportações brasileiras no mês de julho, até hoje 28, totalizaram 1.768.504 sacas de café, alta de 7,58% em relação às 1.643.887 sacas embarcadas no mesmo período do mês anterior.
El Salvador mostra "café dos vulcões" na Expo Shanghai
El Salvador apresentou seu "café dos vulcões" aos potenciais consumidores chineses, no Pavilhão Nacional na Exposição Universal de Shanghai - Expo Shanghai. "O café, grão que dá origem a essa bebida estimulante que se tornou universal, é extensamente cultivado em nossa terra fértil, com vulcões espalhados, oferecendo ao mundo variedades da mais alta qualidade internacional", disse o vice-presidente da Assembleia Legislativa do país, Othon Sigfrido Reyes.
Bird alerta países contra "tomada" de terras aráveis
De acordo com a minuta de um relatório do Banco Mundial (Bird), investidores em terras agrícolas estão visando países com leis frágeis, comprando terra arável por uma ninharia e deixando de cumprir promessas de geração de empregos e investimentos. Além disso, "o nível de pagamentos formais exigido era baixo", transformando a especulação num motivo importante para aquisições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário