quarta-feira, 28 de julho de 2010

Giro de Notícias
28/07/2010
Microlotes: grãos selecionados e exclusivos
Todo o esforço para produzir o melhor café do mundo, que inclui investir numa boa semente, bom terroir e bom manejo, acaba concentrado em poucos pés de café, que rendem sacas contadas. São elas que, ao serem garimpadas por compradores exigentes, receberão um perfil de torra minucioso e um preparo irrepreensível. Esse microlote de café que chega ao consumidor, raro e limitado, é produzido em um ou poucos talhões de uma fazenda e, por sua exclusividade, é muito valorizado.
Mercado fecha em baixa pelo segundo dia consecutivo
Os preços do café arábica encerraram essa terça-feira (27) em queda pelo segundo dia consecutivo nos mercados futuros e físico. Em Nova York, o primeiro vencimento, setembro/10, teve queda de 185 pontos, fechando a 163,75 centavos de dólar por libra-peso. A queda foi devido a especulações de que a safra maior no Brasil irá estimular as vendas.
No mercado físico, a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 300,59, com desvalorização de 1,46%, segundo o indicador Cepea/Esalq.
Mapa apresenta políticas de fomento e promoção ao café
Promover debates entre representantes do setor cafeeiro e agricultores familiares é o objetivo do seminário Cadeia Produtiva do Café e Agricultura Familiar, que iniciou ontem(27) e vai até quinta-feira (29), em Brasília. O chefe de gabinete da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thiago Masson, representará o Mapa no encontro, com a palestra Políticas Públicas de Fomento e Promoção da Cadeia Produtiva do Café, nesta quarta-feira (28), às 8h.
Café de qualidade: ações sustentáveis geram resultado
A Fazenda Boa Vista, de Maria Luzia Tonelli de Faria, foi a grande vencedora do Diploma de Reconhecimento às Melhores Práticas & Sustentabilidade em 2009. A propriedade, localizada em Tapiraí (MG), é destaque no manejo do café que garante 100% de aprovação pela illycaffè. A propriedade investe no desenvolvimento de um sério projeto voltado à economia e reciclagem da água consumida.
Peru prevê produzir 3,83 milhões de sacas de café
O setor cafeeiro peruano prevê obter na atual safra cerca de 5 milhões de quintais de café (equivalentes a 3,83 milhões de sacas de 60 quilos), segundo indicaram estimativas da Junta Nacional de Café (JNC). O café peruano tem se posicionado entre os seis primeiros do mercado mundial dada sua alta qualidade, sendo que a maior parte da produção é exportada para Alemanha, Holanda, Bélgica, França e Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário